

Anelore Tolardo
Desconto de Plano de Saúde e a informação na Dirf Mensal
Desconto de Plano de Saúde e a informação na Dirf Mensal do sistema de Folha Senior, ainda está gerando muitas dúvidas.
Devemos entender que a grande diferença em relação à DIRF Anual é que o valor do desconto do titular e de cada dependente devem ser informados mensalmente, e não mais no final do ano.
Outra mudança que ocorreu com a versão 1.3 do esocial passou a exigir a informação do Plano no S-1210, sempre que houver desconto de plano no S-1200 e não que foram informados os valores das pessoas no S-1210!
Como o eSocial verifica isto? O erro aparece quando no S-1200 alguma rubrica estiver com a Natureza Rubrica = 9219 ou Código Incidência IRRF = 67.
Não é obrigatório que o valor do S-1210 feche com o desconto do S-1200, mas é necessário que alguma informação para titular ou dependente seja efetuada no S-1210.
Envios da Folha mensal ao eSocial:
S-1200 = valor de desconto do Plano titular e dependentes = pode ser rubrica única ou separada.
Este valor pode ser integrado do BS, lançado em Eventos Fixos, importado da operadora do plano.
S-1210 = devemos informar o valor do titular e valor de cada dependente citando seu CPF e nome.
A Folha Senior busca esta informação do item eSocial / Eventos Periódicos / Desconto Plano Saúde / Alterar
Podem ser integradas do BS (ideal), digitado manualmente, gravar através de regra especial, importar da operadora do plano, etc.
As informações nesta tela devem constar no mês antes de enviar o S-1210.
Lembrar que o S-1210 é regime de caixa e o S-1200 é de competência.
Assim, se a folha for paga no mês seguinte, você tem esse mês seguinte todo para ajustar as informações da tela Descontos Plano de Saúde/ Alterar.
Se a folha é paga dentro do mês, deve ajustar até o envio da Folha do mês.
Quem integra do BS, pode ficar tranquilo – e nada precisa fazer!!! O BS integra o desconto na rubrica da Folha e já integra os valores do titular e dos dependentes na tela do Desconto Plano / Alterar.
Empresa que não tem BS – módulo Benefícios da Senior:
O que acontece se a informação foi errada, ou se você esqueceu de digitar/importar na tela do Plano de Saúde / Alterar?
O S-1210 é um arquivo que precisa de folha aberta no eSocial para ser enviado! Ao reabrir a Folha, reabre também a DCTFWEB que deverá ser retransmitida!
Para a informação ficar correta na Dirf mensal você terá de ajustar os valores na tela.
Feito isto, poderá optar entre reabrir a folha para retificar o envio do S-1210 ou no ano que vem, em janeiro/2026, Gerar o Ajuste para o ano todo no S-1210 de jan/2026.
Esta rotina ainda não consta no sistema Senior, mas estará disponível até o final deste ano, a versão 1.3 inovou neste sentido.
Esta mesma orientação também serve para quem teve devolução de valor de plano em mês posterior, mesmo que tenha o módulo BS.
Anelore Tolardo.