Anelore Tolardo
Jornada de Trabalho excessiva na mira da Fiscalização do Trabalho
Sistema Khronos da fiscalização do MTE totaliza 71,4 milhões de jornadas analisadas em 1 ano.
A Inspeção trabalhista alcançou 1.890 empresas de diversos setores econômicos, identificando aproximadamente 14,1 milhões de irregularidades trabalhistas, impactando cerca de 495 mil trabalhadores.
A nova versão da ferramenta de fiscalização trabalhista "Khronos", desenvolvida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, completou um ano este mês. São 234 auditores que utilizam o sistema que vem ampliando os resultados obtidos nas fiscalizações de jornadas de trabalho.
Irregularidades mais observadas nas ações fiscais:
- intervalo intrajornada entre 1 e 2 horas,
- excesso diário de jornada acima de 2 horas do limite legal,
- intervalo intrajornada de 15 minutos não sendo respeitado (jornadas entre 4 e 6 horas),
- intervalo intrajornada máximo acima de 2 horas ultrapassado
- intervalo interjornada de 11 horas não cumprido integralmente
Com a ferramenta Khronos é possível processar dados relacionados à jornada de trabalho em semanas ou dias, um processo que anteriormente levava meses.
Integrada a outros sistemas da SIT, a Khronos permite o cruzamento de informações para detectar irregularidades e proporciona aos auditores-fiscais do Trabalho a capacidade de fiscalizar com maior rapidez e precisão o cumprimento da legislação pelas empresas, em relação às jornadas de trabalho dos funcionários. O Grupo Especial de Fiscalização de Jornada de Trabalho seleciona as empresas a serem fiscalizadas, que tenham indícios de excesso de jornada e pelo número de trabalhadores.
As fiscalizações têm como objetivo prevenir infrações trabalhistas relacionadas à jornada de trabalho, mitigando os riscos de fadiga e acidentes laborais em diversos setores econômicos.
Na próxima atualização do sistema Khronos, as infrações identificadas serão comparadas com os valores pagos aos trabalhadores, conforme registrados na plataforma eSocial. Isso permitirá a cobrança dos valores devidos a cada trabalhador prejudicado, conforme a legislação trabalhista vigente.
Fonte: Notícias site MTE em 06/06/2024.
Curso Legislação e Rotinas Trabalhistas para Atuar no DP
Venha participar da turma online que iniciará no dia 18/06/2024 aqui pela Nova Era com a Professora Anelore Tolardo, e se transforme no profissional de DP em condições de orientar a sua empresa e evitar os problemas de cumprimento da jornada de trabalho pelos empregados.
Dominar a legislação trabalhista lhe dará suporte para melhor orientar aos gestores da empresa.